2 de jul. de 2012

Crescimento adequado é apenas um dos fatores que indica boa nutrição

Seu filho é forte, mas será que ele é bem nutrido? De acordo com a nutricionista Jorginete Damião, do Instituto de Nutrição Annes Dias, no Rio de Janeiro, já não temos problemas graves de desnutrição no Brasil, como havia há 30 anos, mesmo assim devemos ficar atentos.

"Altura e peso adequados para a idade são parâmetros importantes a considerar, mas eles devem estar associados a outros fatores, como alimentação saudável, suficiência de micronutrientes e bom desenvolvimento cognitivo. O momento crucial da alimentação infantil é o aleitamento. A criança que mama no peito tem menos chance de ter baixo peso ou sobrepeso. Até seis meses de idade, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo, ou seja, não é preciso dar água, chá ou suco para os bebês. Depois dos seis meses, deve-se continuar o aleitamento e começar a introduzir outros alimentos. Infelizmente, sabemos que muitas mulheres não conseguem amamentar por muito tempo, porém, quanto mais cedo forem introduzidos outros alimentos, maiores são as chances das crianças adoecerem”, explica a nutricionista.

Veja a matéria na íntegra, na página do Globo Educação.

Leia também:
Brasil é o país que possui maior concentração de corante possivelmente cancerígeno na Coca-Cola, diz estudo
Uso de agrotóxicos pode alterar comportamento de gerações futuras
Educação Alimentar e Nutricional é tema de consulta pública do MDS
Nova Iorque quer proibir venda de refrigerantes com mais de 500ml
Propaganda tem influência negativa na alimentação das crianças
Leite materno: O melhor alimento, na melhor embalagem
O que a criança pequena deve comer: certezas e dúvidas

Um comentário:

  1. tinha que ter palestras nas escolas,pois alimentação de algumas são ovo cozido,e a carne quase não tem,pois se o governo manda os alimentos porque não fazem uma alimentação digna para as crianças,pois tem que terem uma alimentação balanceada.dão um leite puro só para os menores cada os pãezinhos que o governo manda?é uma vergonha ver entrevistas em escolas em que a alimentação são adequadas e em meu bairro não chega nem perto e em outra escola as crianças não tem hora de lanche pela manhã para saírem cedo ,quem quiser almoçar tem que esperar até às 11:30 e aquelas crianças que saem cedo de casa ,é UMA VERGONHA ESSE NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir