Especial Sustentabilidade



INAD mostra ações de sustentabilidade do seu cotidiano



Em tempos de Rio+20 os temas ecologia e desenvolvimento sustentável tomam conta do dia a dia. E deixam interrogações quanto a atuações possíveis. Será que posso fazer alguma coisa? E ainda: O que podemos fazer, para uma prática mais sustentável? Adianta intervenções no meu local de trabalho? No lugar em que vivo? E nos momentos de lazer e de festas? São ações muito pequenas, como medir o seu impacto? 

Alguns dizem: eu faço e o meu vizinho não... O outro sempre tem a carga do mal feito. Esse modo de perceber a realidade leva a certo grau de imobilidade. Dessa armadilha queremos escapar.

O INAD elaborou uma coletânea de atuações em alimentação e nutrição com a ideia central da sustentabilidade, estando em destaque a segurança alimentar. O agir do dia a dia está de acordo com a definição de desenvolvimento sustentável da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas. Ele é definido como aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Matérias apresentadas: 

O texto “Segurança Alimentar e Nutricional: transformando natureza em gente” de Flavio Valente traz reflexões que orientam o olhar. Acesse aqui

Festa junina: é possível pensar em sustentabilidade? Recado da coordenação de Planejamento em Alimentação do INAD. Acesse aqui.

Vivências e oficinas culinárias, nas palavras da Coordenação de Atenção Básica. Acesse aqui ou na seção Vivências Culinárias.

Horta do INAD e trabalho terapêutico de pessoas atendidas no Hospital Philippe Pinel, anotações de uma experiência. Acesse aqui.

Água como tema da conferência Rio+20 e de atuações diferentes do INAD coletadas pela Coordenação de Projetos Educativos. Acesse aqui.

0 comentários:

Postar um comentário