Semana de Mobilização “Saúde na Escola” – Prevenção e Controle da Obesidade

A Semana Saúde na Escola acontecerá anualmente a partir de 2012 com um tema de mobilização nacional. Para o ano de 2012 foi escolhido o tema de Prevenção da Obesidade. Entre os dias 05 à 09 de março de 2012 serão realizadas atividades envolvendo os escolares e suas famílias, com o intuito de alertar para a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população com a Atenção Primária à Saúde.

Os dados mais recentes de monitoramento de saúde dos escolares, realizado com alunos do 9º ano da rede municipal do Rio de Janeiro, e da Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares apontam que:
- 80% dos escolares gastam mais de 4 horas por dia com TV, videogame ou computador
- 70% dos escolares come vendo TV 3 dias ou mais por semana
- 17,3% dos escolares apresentam excesso de peso e 2,0% baixo peso
- 43% dos escolares consomem refrigerante 5 dias ou mais por semana

Para saber mais sobre esses dados, consulte o documento Monitoramento da Saúde Escolar – resultado do segundo inquérito do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção à Saúde de Adolescentes da Cidade do Rio de Janeiro.

O município do Rio de Janeiro se compromete a realizar as ações de avaliação antropométrica e orientação de visitas das famílias às Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como: a) atividade educativa sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais e b) atividades abordando as temáticas das diversidades, bullying, discriminação e preconceito no cotidiano da escola e homofobia.

Estas ações estão de acordo com o planejamento das equipes que atuam nas Escolas do Amanhã (PSE/IABAS). As equipes de saúde da família são convidadas a participar da mobilização e atuarão de acordo com suas possibilidades.

O resultado das ações realizadas ao longo da Semana deverá ser registrado no SIMEC na aba Semana Saúde na Escola 2012 até 30/04/2012 e contará para o alcance das metas pactuadas no Termo de Compromisso. Para isso é preciso registrar as seguintes informações:
a) dos escolares que participarão de avaliação antropométrica – data; nome da escola; nome da equipe; nome do aluno; data de nascimento; matrícula na escola; número do cartão SUS (se tiver); peso e altura
b) dos escolares que participarão das atividades educativas – data; tema; e quantitativo de alunos
Veja aqui um documento com sugestões de atividades.

Além deste documento, para apoiar o planejamento de ações também sugerimos consultar os seguintes materiais:
Projeto Com Gosto de Saúde – Obesidade e Desnutrição (acesse aqui)
Semana de Alimentação Escolar 2010 – Alimentos Industrializados (acesse aqui)

Caderneta de Saúde do/da Adolescente – páginas 13 a 19 (acesse caderneta de meninas e caderneta de meninos)

Manual operacional para profissionais de saúde e educação – promoção da alimentação saudável nas escolas (acesse aqui)

Projeto RAP da Saúde – Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – vídeo Gentileza (acesse aqui)

2 comentários:

  1. Qual será o tema da semana de saúde na escola em 2013?

    ResponderExcluir
  2. Prezado,
    De acordo com informações do Ministério da Saúde, a semana saúde na escola deste ano possuirá dois temas: obesidade e saúde ocular.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir